Compro cobre: entenda os diferenciais do material e as vantagens da prática

Saiba mais sobre o produto que se destaca por ser 100% reciclável

comercial 23 / jan

Sem dúvida, a compra de sucata é cada vez mais comum em grandes cidades. Afinal, a prática influencia diretamente no reaproveitamento dos materiais e na retirada dos mesmos do meio ambiente. Então, se eu falo que compro cobre em minha empresa, estou me referindo à uma ação vantajosa, tanto para quem faz a compra, quanto para o ecossistema.

No entanto, o processo deve ser feito de forma cautelosa, através de uma empresa de confiança e que destine o produto de uma forma consciente.

Hoje, queremos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar as vantagens da compra de cobre.

Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o cobre?

Primeiramente, antes de falar sobre as vantagens conquistadas pela minha empresa se te digo que compro cobre, vamos explicar mais detalhes sobre o material.

Elemento químico pertencente ao grupo 11 da tabela periódica e conhecido desde o período neolítico, o cobre talvez tenha sido o primeiro metal a ser manipulado pelo homem.

Naquela época, ele era usado para produção de armas, utensílios e outros equipamentos de trabalho.

Naturalmente, encontra-se o item em três formas. São elas:

  1. Malaquita: conhecida por carbonato de cobre, tem como principal diferencial sua coloração esverdeada;
  2. Calcopirita: o sulfeto de cobre e ferro é a forma mais comum do material. Dessa forma, se destaca por seu brilho metálico, que é muito intenso;
  3. Calcocita: por fim, o sulfeto de cobre, tem como particularidades cores que variam entre cinza e preto

Entre suas principais características, podemos citar:                         

  • A cor laranja-avermelhada do metal;
  • Solidez em temperaturas ambientes;
  • Chance de reaproveitamento;
  • Alta capacidade na condução de calor e eletricidade;
  • Boa ductilidade;
  • Fácil maleabilidade.

Da mesma forma, trata-se de um produto normalmente usado na fabricação de fios, tarugos, barras e diferentes peças. Então, os componentes feitos pelo material podem ser aproveitados em indústrias, usinagens e muitos outros tipos de empresa.

Sem dúvida, com inúmeras aplicações possíveis, a venda de cobre é um negócio cada vez mais rentável.

Como você viu, o cobre é um material com muitas características positivas. Mas, é importante destacar que ele pode sofrer algumas reações químicas. Por exemplo, quando fica exposto em elementos como água ou ar, pode sofrer oxidação, ficando com uma cor mais verde. Porém, ele é um metal muito resistente à corrosão.

Tipos de cobre

Inegavelmente, você deve estar se perguntando sobre quais as vantagens de vender o cobre. Mas, antes de revelar quais são elas, vamos te mostrar os tipos de cobre disponíveis mais comuns. Veja a seguir:

  • Misto: o produto tem pureza aproximada de 96% e, assim como o cobre queimado, é comum em algumas tubulações;
  • Mel: trata-se do metal puro que conta com espessura maior que 1,58 mm e pode ser localizado em tubulações que não apresentam solda, tinta ou corrosão, além de fios desencapados brilhantes;
  • Menor: com espessura inferior a 1,58mm, encontrado em calhas e telhados com valor reduzido no mercado. No entanto, também pode ser reciclado e vendido.

Compro cobre: entenda os benefícios

Finalmente, chegou a hora de entender o motivo desta prática ser tão vantajosa.

Para começar, você precisa entender que atualmente, existe uma grande demanda para compra e venda de sucata. Desse modo, diversos negócios de segmentos como industrial, empresas de cabeamento ou do ramo civil, por exemplo, acabam tendo uma sobra do material e fazem a sua comercialização.

Mas, você deve desejar saber quais as vantagens de vender o produto. Então, conheça as principais abaixo:

Evita acúmulo do produto e favorece o meio ambiente

Para começar, ao vender o item você ajuda a reduzir a superlotação dos materiais onde quer que eles estejam. Assim, proporciona um espaço que pode ser reaproveitado para outras finalidades. Do mesmo modo, a ação beneficia o meio ambiente, já que retira um material em situações prejudiciais para que ele seja usado de forma útil e responsável.

Lucra com algo que seria descartado

Ao vender o cobre, você pode ganhar um dinheiro com um produto que muitas vezes estava esquecido. Então, obtém lucro com algo descartável para muitos.

Tem um bom retorno

De fato, de acordo com especialistas, o cobre é uma das sucatas mais caras, especialmente após a pandemia. Afinal, conforme já citamos ao longo deste texto, ele pode ser usado no segmento de construção, energia e, até mesmo, bens de consumo.

Além disso, por ser 100% reciclável e não perder sua qualidade durante os processos, é ainda mais valorizado no mercado, rendendo um bom valor em sua venda.

Por que eu compro cobre?

Por fim, antes de terminar o texto, vamos esclarecer o motivo para apostar na compra do cobre.

E ele na verdade, está relacionado ao último tópico que citamos acima.

Portanto, a compra de cobre é motivada pelo fato do material ser versátil, resistente e reciclável.

Assim, ele pode oferecer um excelente custo-benefício ao ser retirado de um local que não aproveitava sua funcionalidade, para ser usado de forma mais consciente.

De um modo geral, podemos dizer que a reciclagem do produto ajuda a cuidar do meio ambiente, criando muito pouco ou nenhum lixo residual.

Aliás, é interessante que você saiba que mais de 40% das necessidades do uso de cobre na Europa, atualmente são atendidas através da reciclagem. Isso mostra a importância e a eficácia deste tipo de processo.

Além disso, a reciclagem do cobre proporciona outros benefícios, como:

  • Menor agressão ao meio ambiente;
  • Injeção de recursos na economia local;
  • Incentivo a reciclagem de outros materiais;
  • Diminuição da poluição;
  • Redução de áreas degradadas por extração de minérios.

Gostou do nosso texto? Então, continue acessando o nosso site para ter mais informações e conhecer soluções de reciclagem sustentável e responsável.

Em breve, teremos novos conteúdos para você!                    

Acesse o nosso blog e acompanhe!