Sucata de alumínio: entenda como a reciclagem do material é vantajosa

Veja o passo a passo para o produto retornar para as prateleiras de consumo

comercial 23 / jan

Redução da poluição do meio ambiente, melhorias ao ecossistema e mais economia e sustentabilidade para as cadeias produtivas. Essas, são apenas algumas das vantagens da reciclagem da sucata de alumínio, a mais comum no Brasil atualmente.

Por isso, hoje vamos falar sobre o tema.

Ao longo deste texto, você conhecerá um pouco mais sobre o material e entenderá vantagens e as fases que ele passa para ser reciclado.

Então, não pare de ler o nosso conteúdo e confira as informações que separamos para você!

O que é a sucata de alumínio?

Muito utilizada pela indústria e sendo matéria-prima para fundição, a sucata de alumínio, também, fabrica diversos produtos como: latas, cabos, barras e tantos outros materiais.

Hoje, este é o tipo de resíduo mais reciclado no Brasil, por conta de suas inúmeras vantagens no processo, que favorece o material e oferecer um bom valor de mercado.

Aliás, de acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), atualmente existem cerca de 20 tipos de sucata de alumínio reconhecidas no mercado nacional. Entre eles estão: bloco, borra, cabos com e sem alma de aço, cavaco, chaparia, estamparia, latas prensadas, perfis, pistões, radiadores, telhas e retalhos.

Ainda de acordo com a associação, uma latinha de alumínio demora cerca de 60 dias para voltar para o consumidor. Ou seja, ela pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada e colocada de volta para consumo em cerca de dois meses. Tudo isso, por meio de uma reciclagem econômica e com menor consumo de energia, como você vai entender ao longo deste texto.

Onde ela pode ser utilizada?

Sem dúvida, a versatilidade da sucata de alumínio está entre seus diferenciais. O material pode ser usado na fabricação de diversos setores como, por exemplo: de construção civil, indústria automotiva e siderúrgica, embalagens e outras áreas.

Essa é, de fato, uma das grandes vantagens do produto que, depois de sair da cadeia tem a possibilidade de ser replicado em diferentes setores, favorecendo todo o ciclo.

Benefícios da compra da sucata de alumínio

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o material, vamos contar algumas vantagens que sua compra proporciona.

Primeiramente, entre os benefícios da compra deste tipo de sucata, está o ótimo custo-benefício que ela oferece. Aliás, o item pode ser comercializado por preços acessíveis e pode ser usado em diferentes aplicações.

Do mesmo modo, quando comprado de um fornecedor de confiança, você ainda tem a garantia de que o produto tem qualidade e pode oferecer a resistência e durabilidade que você procura.

Além disso, é importante entender que a compra da sucata de alumínio é uma prática comum e segura. Afinal, antes do produto ser vendido, são selecionados apenas itens em bom estado, que, normalmente, passam por um bom controle de qualidade.

Da mesma forma, vale lembrar que essa é uma maneira sustentável de ter o material. Ou seja, as peças que estavam descartadas passam a ter uma nova utilidade, por meio da reutilização de da reciclagem, que cria novos produtos.

Então, podemos dizer que a compra de sucata de alumínio, que pode ser fornecida em roda, cavaco, bloco, perfil e outros formatos, ajuda, também, na proteção do meio ambiente.

A importância para o meio ambiente

Sem dúvida, para explicar a importância desta reciclagem para a sustentabilidade, precisamos citar que trata-se de um produto diferente.

Afinal, ao contrário de outros itens, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes. Dessa forma, não perde suas qualidades durante o processo.

Uma lata de bebida, por exemplo, pode se transformar novamente em outra lata após a coleta e refusão.

Com isso, a sucata de alumínio se destaca por proteger o meio ambiente, economizar energia através dos procedimentos de reciclagem e tem grande papel na cadeia econômica.

De acordo com especialistas no assunto, a cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de minério bauxita são poupados.

Do mesmo modo, para reciclar cerca de uma tonelada do material, utiliza-se apenas 5% do que seria gasto para produção de alumínio primário. Isso representa uma economia de até 95% de energia elétrica e significa que uma latinha pode economizar energia para manter uma televisão ligada por até três horas.

Além disso, a qualidade dos materiais reciclados se mantém a mesma dos produtos diretamente retirados da natureza. Então, o processo torna-se ainda mais vantajoso. Dessa forma, elimina, também, resíduos no meio ambiente, já que a produção do alumínio primário gera componentes sólidos em todas as fases da operação.

De fato, a reciclagem, também, produz resíduos. No entanto, seu volume é muito inferior e representa 90% menos que o processo de extração do minério.

Por fim, existe a redução da emissão de gases do efeito estufa, que também é 90% menor em comparação ao processo que transforma a bauxita.

Passo a passo da reciclagem de sucata de alumínio

Não podemos terminar o texto sobre sucata de alumínio sem mostrar um passo a passo simples para reciclar o material.

Então, confira abaixo 5 etapas essenciais para o processo:

1 – Encaminhe os resíduos para a reciclagem através dos programas de coleta que separam o lixo orgânico do reciclável.

2 – Retire todas as impurezas do material que passará pela reciclagem.

3 – Picote o material e reduza para sua fundição.

4 – O processo de fundição a 700°C derrete o alumínio e gera um produto líquido.

5 – Por fim, transforme o líquido em chapas ou lingotes, e venda-os para as indústrias que fabricam itens de alumínio, voltando para a cadeia produtiva.

Se você se interessou pelo nosso texto, não deixe de continuar conferindo os conteúdos sobre reciclagem em nosso blog.

Temos, inclusive, um texto que fala sobre a compra de cobre e as maiores vantagens da prática. Confira agora mesmo!

Para saber mais sobre o uso responsável de diferentes materiais, acesse o nosso site!